"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

( Anísio Teixeira )

28/03/2012

Recursos Didáticos


Recursos Didáticos
Simone Lucas 

Os recursos didáticos são instrumentos que proporcionam ao docente referência e critérios para tomar decisões tanto no planejamento como na intervenção direta no processo de ensino /aprendizagem em sua avaliação. Sendo assim, ajuda os professores a solucionar os problemas concretos que as diferentes etapas dos processos de planejamentos, execução e avaliação lhes proporcionam.
Segundo Zabala (2008), a noção de recursos didáticos se amplia e pode incluir proposta para a elaboração de projetos educativos e curriculares da escola; propostas essas que são relativas ao ensino em determinadas matérias, níveis e etapas.
De acordo com PELLETTI (2006 p. 151), recursos didáticos:


São componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno. Esses componentes podem ser o professor, os livros, os mapas, os objetos físicos, as fotografias, as fitas gravadas, as gravuras, os filmes, os recursos da comunidade, os recursos naturais e assim por diante.       


Seguindo esta linha de raciocínio, cabe ao professor utilizar recursos disponíveis e adequados para o ensino e aprendizado, tendo em consideração que o docente deve ter um bom planejamento e estar atento para inovar suas práticas pedagógicas. Vale ressaltar que, com a utilização destes recursos as aulas se tornam mais prazerosas, atrativas e dinâmicas, neste sentido os recursos didáticos  se tornam um mediador no processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, o planejamento precisa ser um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, pois tudo que ocorre no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais. Isso significa que o planejamento é uma atividade de reflexão da ação docente fundamentadas nas ações políticas pedagógicas e tendo como referências as situações didáticas concretas.
 Nesse sentido, o professor não é apenas um transmissor de informações por ele abstraídas e interpretadas, mas o elemento mediador da interação entre o aluno e o conhecimento socialmente construído. Ao professor neste contexto é atribuída à função de criar as condições mais favoráveis, a aprendizagem do aluno. Sendo assim o ensino adquire uma nova conotação: ele deixa de ser uma transmissão de conhecimento, para ser um processo de elaboração de situações didáticas - pedagógicas que facilitem a aprendizagem, isto é, que favoreçam a construção de relações significativas entre componentes de universo simbólico. (MORETO, 2003).
Portando, para que haja um aprendizado de qualidade faz-se necessário uma boa formação docente, para que o mesmo possa identificar quais as limitações e necessidades educacionais que cada aluno possui.
            Segundo o ministério da educação,

Os alunos com necessidades educacionais especiais têm assegurado na Constituição Federal de 1988, o direito à educação (escolarização) realizada em classes comuns e ao atendimento educacional especializado complementar ou suplementar à escolarização, que deve ser realizado preferencialmente em salas de recursos na escola onde estejam matriculados, em outra escola, ou em centros de atendimento educacional especializado. Esse direito também está assegurado na LDBEN - Lei n°. 9.394/96, no parecer do CNE/CEB n°.
17l 01, na Resolução CNE/CEB n°. 2, de 11 de setembro de 2001, na Lei n°. 10.436/02 e no Decreto n°. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. (BRASIL, 2006).

Vale ressaltar, que toda pessoa com deficiência tem direito ao atendimento educacional e é assegurado por leis, porém há uma escassez de conhecimento por parte da família e por não conhecerem seus direitos acabam sendo prejudicados, dificultando seu convívio com a sociedade. 
A lei também assegura que os mesmos devem ser matriculados preferencialmente em escolas regulares e que tenham acesso a sala de recursos, onde teriam profissionais capacitados para atender as necessidades dos alunos. Nesse sentido, a sala de recursos se torna um espaço para a realização do atendimento educacional especializado de alunos que apresentam, ao longo de sua aprendizagem, alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente.
Assim, a sala de recursos multifuncionais é, portanto, um espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais especiais. No atendimento, é fundamental que o professor considere as diferentes áreas do conhecimento, os aspectos relacionados ao estágio de desenvolvimento cognitivo dos alunos, o nível de escolaridade, os recursos específicos para sua aprendizagem e as atividades de complementação e suplementação curricular. 

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