"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

( Anísio Teixeira )

26/04/2012

Avaliação da aprendizagem.

SIMONE LUCAS
                                        Aprendizagem da Avaliação

O Termo avaliação da aprendizagem é recente. Por muitos anos, a expressão “exames escolares”, permaneceu no Brasil, sendo substituído em 1971, pela expressão “aferição do aproveitamento escolar”, porém, o termo "Avaliação da Aprendizagem", só veio aparecer muitos anos mais tarde com a nova LDB de 1996.   
Contudo, o que se vê, é uma prática que está longe de alcançar o objetivo da proposta. Pois, nas escolas estão cheios de examinadores e não avaliadores da aprendizagem, ou seja, os examinadores se caracterizam pela seleção, enquanto o professor avaliador se caracteriza pela inclusão.
Nesse sentido, o aluno vem para a escola, para aprender e não para ser examinado, sendo assim, o objetivo do serviço avaliativo é fazer com que o aluno aprenda.
Desse modo, cabe ao professor investir na aprendizagem da avaliação, para adquirir essa habilidade, ou seja, o professor deve aprender o conceito de avaliar, para por em prática sua ação, pois, quanto mais se pratica, mais se aprende.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário