Aprendizagem
da Avaliação
O Termo avaliação da
aprendizagem é recente. Por muitos anos, a expressão “exames escolares”,
permaneceu no Brasil, sendo substituído em 1971, pela expressão “aferição do
aproveitamento escolar”, porém, o termo "Avaliação da Aprendizagem", só veio
aparecer muitos anos mais tarde com a nova LDB de 1996.
Contudo, o que se vê, é
uma prática que está longe de alcançar o objetivo da proposta. Pois, nas
escolas estão cheios de examinadores e não avaliadores da aprendizagem, ou
seja, os examinadores se caracterizam pela seleção, enquanto o professor
avaliador se caracteriza pela inclusão.
Nesse sentido, o aluno vem
para a escola, para aprender e não para ser examinado, sendo assim, o objetivo
do serviço avaliativo é fazer com que o aluno aprenda.
Desse modo, cabe ao
professor investir na aprendizagem da avaliação, para adquirir essa habilidade,
ou seja, o professor deve aprender o conceito de avaliar, para por em prática
sua ação, pois, quanto mais se pratica, mais se aprende.
Nenhum comentário:
Postar um comentário