"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

( Anísio Teixeira )

26/07/2012

Contos infantis na Educação de Jovens e Adultos (EJA).


1 TEMA

Contos infantis na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Trabalhar com 18 alunos da EJA, do 1º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Pingo de Gente, localizada na 6º rua do setor 02 no município de Ariquemes-RO.

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Por que e qual a importância da utilização de contos infantis na EJA?

4 HIPÓTESES

ü  As narrativas infantis contribui para formulação de idéias diante da realidade dos alunos;
ü  As histórias infantis são textos simples e fáceis de serem compreendidos;
ü  Os alunos podem relembrar momentos de sua infância e formular novas histórias;
ü  Os contos infantis podem despertar no aluno o gosto pela leitura.

5  OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL

Apresentar o conto infantil “Uma história de amor” para os docentes da EJA.

5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Analisar com os alunos da EJA a mensagem principal da história;
ü  Fornecer aos alunos outras opções de contos e narrativas;
ü  Identificar qual a relação das histórias com a realidade;
ü  Proporcionar aos educando momentos de prazer com a arte de contar e ouvir histórias infantis.

6 JUSTIFICATIVA

A arte de contar e ouvir histórias é conhecida desde o inicio da humanidade. As histórias infantis em especial encantam não somente as crianças, mas também a adultos. É difícil identificar um adulto que nunca leu ou ouviu o conto da Branca de Neve ou do Chapeuzinho Vermelho entre outros.
Então fica evidente que se pode utilizar essas histórias como auxilio pedagógico da educação infantil ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém ao se trabalhar tal modalidade com jovens e adultos é necessário conhecer muito bem a história e os objetivos que se pretende atingir, já que esse público tem suas especificidades diferentes do público infantil.
Por isso torna-se importante a realização do presente estudo, pois facilitará a todos uma breve compreensão sobre a importância de se trabalhar contos infantis com alunos da EJA.

7 METODOLOGIA
Primeiramente irá se trabalhar a apresentação do texto “Uma história de amor”. Em seguida será realizado uma discussão sobre a compreensão do texto apresentado.
Logo após será perguntado aos alunos quais eram as histórias que eles ouviam quando eram crianças, os títulos dessas histórias, será escrito no quadro, para que depois os mesmos elaborem um texto de acordo com o conto “História de amor” e assim assimilar que o texto pode ser escrito ou não.
8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
            Por muito tempo os órgãos competentes só se preocupavam em desenvolver planos para educação em função das crianças, depois de um bom tempo é que os adultos foram sendo lembrados como uma classe que também tinha as necessidades e direitos de aprender.
            Desenvolver aulas para esse grupo não é tão simples como muitos imaginam, os mesmos são muitos tímidos e sempre procuram a escola por necessidades próprias.

Os alunos da EJA buscam a escola para satisfazer necessidades particulares, para se integrar à sociedade letrada da qual fazem parte por direito, mas da qual não pode participar plenamente quando não domina a leitura e a escrita (BRASIL, 2006 p.1).

            Pode-se utilizar a literatura infantil no processo ensino aprendizagem desses alunos, pois existem muitas narrativas infantis que proporcionam o prazer durante o momento de escuta ou leitura da história. Essas histórias são carregadas de arte que causam no leitor uma sensação de catarse.

Literatura é arte e, como tal, as relações de aprendizagem e vivência, que se estabelecem entre ela e o indivíduo, são fundamentais para que este alcance sua formação integral (sua consciência do eu + o outro + mundo, em harmonia dinâmica) (COELHO, 2000, p. 10).

            Utilizar a literatura como fonte de aprendizagem pode favorecer o despertar o saber sensível no aluno do EJA, esse saber significa aprender por vontade de saber.
            O professor que ensina a esses jovens precisa buscar conhecê-los, para assim poder desenvolver suas aulas de acordo com os conhecimentos prévios dos mesmos, ou seja, não adianta o professor chegar à sala e apresentar para turma a história da “Cinderela” se ela na tiver feito um estudo do conto e da turma, pois a aula pode não ter significado
.
O bom acolhimento e a valorização do aluno, pelo (a) professor (a) de jovens e adultos possibilitam a abertura de um canal de aprendizagem com maiores garantias de êxito, porque parte dos conhecimentos prévios dos educandos para promover conhecimentos novos, porque fomenta o encontro dos saberes da vida vivida com os saberes escolares (BRASIL, 2006 p.19).

No entanto, se o professor busca conhecer os educandos, ele pode levar uma história significativa para eles e assim estimular o gosto pela leitura e como consequência também poderá estimular outras coisas. De acordo com Abramovich, “O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo (a mesma história ou outra). Afinal, tudo pode nascer dum texto” (1997, p.23).
            Quando o aluno sentir o acolhimento do professor e ver significação nas aulas o caminho será mais fácil ser alcançado. Muitas vezes os alunos da EJA esperam da escola simplesmente o aprender ler e escrever e quando deparados com uma situação nova não conseguem assimilar a atividade como fonte de aprendizagem.

Muitos ao se depararem com uma aula na qual são convidados a pensar juntos, em grupo; a resolver desafios diferentes dos exercícios mais convencionais; a ler textos literários; a aprender com a música, a poesia, o jornal; a fazer matemática com jogos e cálculos diversos, construir projetos; estranham, resistem e acreditam não ser esse o caminho para aprender o que a escola ensina (BRASIL, 2006, p.8-9).

            Enfim, ensinar para os alunos da EJA é muito mais do que chegar na sala de aula e despejar os conteúdos sem qualquer fundamentação. É necessário que o professor busque constantemente novas metodologias e a literatura infantil pode ser utilizada como uma, desde que se defina anteriormente os objetivos a serem alcançados e que tudo tenha significação para os alunos.





REFERÊNCIAS
Trabalhando com alunos da EJA.Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf> Acesso em 09 de junho de 2012.

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