"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

( Anísio Teixeira )

09/07/2013

Projeto interdisciplinar educação ambiental


SIMONE LUCAS



EDUCAÇÃO AMBIENTAL: JOGOS DE MATEMÁTICA



RESUMO

            O presente projeto tem por finalidade o aproveitamento de materiais recicláveis para a fabricação de jogos de matemática, espera-se que esses jogos estimulem o raciocínio lógico das crianças, além de despertar a conscientização e a responsabilidade socioambiental dos mesmos, utilizando o espaço escolar como meio para o desenvolvimento de atividades envolvendo jogos lúdicos. Acredita-se que uma das características marcantes do jogo como metodologia didática, é que atua no aspecto do desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, treinamento, rapidez, força e concentração, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs.

Palavras Chave: Jogos, Conscientização, Responsabilidade socioambiental.


1.JUSTIFICATIVA


             O jogo é considerado como uma importante atividade na educação de criança, uma vez que pode permitir o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, moral e a aprendizagem de conceitos, pois jogando a criança experimenta, inventa, exercita e confere as suas habilidades.          Desse modo o trabalho com jogos educativos elaborados através de material reciclado é fundamental, pois além de ser um suporte pedagógico, contribuirá para formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades socioambientais.
            Busca-se através do presente projeto estimular os alunos adquiram responsabilidade com o ambiente em que vive, tornando cidadãos de valores.
            No presente trabalho irá ser mostrado como é realizado a confecção dos jogos e sua contribuição para o desenvolvimento dos alunos em sala de aula.


 2 . OBJETIVOS 

GERAL:
           
         - Esclarecer os conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem” 


ESPECÍFICO:
            - Incentivar a criatividade através do uso de materiais reciclado

            - Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
            - Reaproveitar o material de sucata, por ser um material de baixo custo e fazer adaptações para a substituição de material  convencional.

3 .PÚBLICO ALVO

            O Projeto será desenvolvido com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual do município de Porto Velho.

4.DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

            Ao longo da execução do nosso trabalho de projeto estiveram envolvidos os temas transversais como Educação Ambiental e a disciplina de Matemática.
            Buscaram-se através das disciplinas envolvidas formas de trabalhar atitudes e procedimento de acordo com o enfoque dado por cada disciplina.

5.-DURAÇÃO/cronograma


Atividades
Mar
Abr.
Maio
Jun
Escolher tema
X



Levantamento bibliográfico
X
X


Elaborar o projeto
X


Apresentação do projeto na faculdade

X

Aplicar o projeto

X

O projeto será desenvolvido em dois tempos de aula


X

Avaliar os resultados


X

Resultado final



X


6-CONTEÚDOS

            Serão realizadas atividades de adição subtração através de Jogos de matemática com materiais reciclados.

7-METODOLOGIA


Iniciaremos as atividades, comentando o propósito do projeto, explicando o conceito dos três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem. Redução: Consiste em reduzir o lixo “evitando” a produção do resíduo. Reutilização: Significa encontrar uma nova serventia para esse produto, em que grande parte das suas propriedades ainda possa ser rentabilizadas, caso, por exemplo, dos jogos pedagógicos, confeccionado a partir de material reciclados. Reciclagem: A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo  o que é jogado fora. Para compreendermos a reciclagem, é importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando de enxergar como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber  que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado.
Em seguida, os alunos serão convidados a participar de algumas brincadeiras relacionadas aos jogos. Essa atividade poderá ser realizada dentro ou fora da sala de aula, a turma será dividida em grupo, onde serão distribuídos os jogos de acordo com a escolha de cada um.
8-ABORDAGEM 

            As acadêmicas irão se apresentar no dia xx 2013, na Escola Estadual de X, localizada à X, bairro X, na cidade de Porto Velho/Rondônia. O projeto será desenvolvido com a participação de 26 alunos do 3º ano C do turno Vespertino
ESTRATÉGIAS

            Aula expositiva, com apresentação dos jogos e as estratégias que foram utilizadas para a confecção dos jogos.

Jogo da Memória

            O jogo da memória é um importante instrumento de aprendizado já que estimula o raciocínio lógico e a capacidade de memorização do cérebro. Além disso, com o jogo da memória é possível estimular a criatividade e a noção das regras desde muito cedo de uma forma lúdica e divertida.
Materiais
            Bandeja de isopor; Cola; Estilete; Figuras em pares; Tesoura.
Metodologia
            Com auxilio de um estilete recortam-se as bandejas de isopor ou papelão em quadrados. Em seguida, recorte as figuras em pares, atenta-se para que as figuras sejam recortadas do tamanho dos quadrados de isopor. Depois colam-se as figuras no isopor.

 Dama
            O jogo da dama desenvolve habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. A dama é considerada um excelente suporte pedagógico para se trabalhar a disciplinas de Matemática; Artes. Na matemática explora-se inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a geometria e suas dimensões. A proposta pedagógica de inserir o jogo da dama no processo de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio rápido e aprender a respeitar regras.
Materiais
             Caneta hidrográfica; Cartolina; Cola; Papelão; Pincel; Régua; Tesoura; Tinta guache tampa de garrafa pet.
Metodologia
            Cola-se uma cartolina na base de papelão e desenha-se um tabuleiro quadrado de 64 casas (8x8) que são alternadas em claras e escuras. Utiliza-se tampa de garrafa pet para movimentara as peças.

Dominó
            O dominó tem a finalidade de expressar os cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão, referentes aos números inteiros. Durante o jogo os participantes aprendem a fazer calculo de uma maneira mais rápida, aumentando assim seu raciocínio lógico e suas habilidades com os cálculos.
Materiais
            Caneta hidrográfica; Cola; Papel A4; Papelão; Tesoura.
Metodologia
            Recorta-se 28 peças de papelão em formato retangular e utiliza-se papel A4 para revestir as mesmas. Cada face retangular da peça de papelão deverá ser dividida em duas partes quadradas, que devem ser marcadas por valores numéricos.

Jogo da velha

            O Jogo da Velha tem por finalidade a estimulação do pensamento e raciocínio lógico, desenvolvimento da atenção e concentração, percepção visual, análise e resolução de problemas.

Materiais
            Capa de Cd, tampa de garrafa pet, palito de picolé ,EVA e cola
Metodologia
            Colar EVA na parte interna da capa do CD e colar os palitos de picolé para desenhar o formato do jogo.
10. RECURSOS

            Humanos: Professores, e alunos do 5º ano do ensino fundamental.
            Materiais: isopor; Cola; Estilete; Figuras em pares; Tesoura. Base de compensado; Caneta hidrográfica; Cartolina; Papelão; Pincel; Régua; Tesoura; Tinta guache, Papel A4;

11. BIBLIOGRAFIA

BRASIL, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais): Ensino Fundamental – Bases Legais, v.1. Brasília: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Média e Tecnológica.1997.






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