SIMONE LUCAS
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL: JOGOS DE MATEMÁTICA
RESUMO
O presente projeto tem por finalidade o aproveitamento de
materiais recicláveis para a fabricação de jogos de matemática, espera-se que
esses jogos estimulem o raciocínio lógico das crianças, além de despertar a
conscientização e a responsabilidade socioambiental dos mesmos, utilizando o
espaço escolar como meio para o desenvolvimento de atividades envolvendo jogos
lúdicos. Acredita-se que uma das características marcantes do jogo como
metodologia didática, é que atua no aspecto do desenvolvimento de habilidades
como coordenação motora, treinamento, rapidez, força e concentração, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem
significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs.
Palavras
Chave: Jogos, Conscientização,
Responsabilidade socioambiental.
1.JUSTIFICATIVA
O jogo é considerado como uma importante
atividade na educação de criança, uma vez que pode permitir o desenvolvimento
afetivo, motor, cognitivo, moral e a aprendizagem de conceitos, pois jogando a
criança experimenta, inventa, exercita e confere as suas habilidades. Desse modo o trabalho com jogos
educativos elaborados através de material reciclado é fundamental, pois além de
ser um suporte pedagógico, contribuirá para formação de cidadãos conscientes de
suas responsabilidades socioambientais.
Busca-se através do presente projeto estimular os alunos adquiram
responsabilidade com o ambiente em que vive, tornando cidadãos de valores.
No presente trabalho irá ser
mostrado como é realizado a confecção dos jogos e sua contribuição para o
desenvolvimento dos alunos em sala de aula.
2 . OBJETIVOS
GERAL:
- Esclarecer
os conceitos de “Redução”, “Reutilização” e “Reciclagem”
ESPECÍFICO:
- Incentivar a criatividade através do uso de materiais reciclado
- Demonstrar a importância do
reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados;
-
Reaproveitar o material de sucata, por ser um material de baixo custo e fazer
adaptações para a substituição de material convencional.
3 .PÚBLICO
ALVO
O Projeto será desenvolvido com
alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual do município de
Porto Velho.
4.DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS
Ao longo da execução do nosso trabalho de projeto
estiveram envolvidos os temas transversais como Educação Ambiental e a
disciplina de Matemática.
Buscaram-se através das disciplinas envolvidas formas
de trabalhar atitudes e procedimento de acordo com o enfoque dado por cada
disciplina.
5.-DURAÇÃO/cronograma
Atividades
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Mar
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Abr.
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Maio
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Jun
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Escolher tema
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X
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Levantamento bibliográfico
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X
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X
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Elaborar o projeto
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X
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Apresentação do projeto na faculdade
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X
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Aplicar o projeto
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O projeto
será desenvolvido em dois tempos de aula
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Avaliar os resultados
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X
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Resultado final
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X
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6-CONTEÚDOS
Serão
realizadas atividades de adição subtração através de Jogos de matemática com
materiais reciclados.
7-METODOLOGIA
Iniciaremos
as atividades, comentando o propósito do projeto, explicando o conceito dos três R’s da Educação Ambiental: Redução,
Reutilização e Reciclagem. Redução: Consiste
em reduzir o lixo “evitando” a produção do resíduo. Reutilização: Significa encontrar uma nova serventia para esse produto, em
que grande parte das suas propriedades ainda possa ser rentabilizadas, caso,
por exemplo, dos jogos pedagógicos, confeccionado a partir de material
reciclados. Reciclagem: A
reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado
(matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar
é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo
produtivo o que é jogado fora. Para compreendermos a reciclagem, é
importante “reciclarmos” o conceito que temos de lixo, deixando de enxergar
como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é
perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser
separado.
Em seguida,
os alunos serão convidados a participar de algumas brincadeiras relacionadas aos
jogos. Essa atividade poderá ser realizada dentro ou fora da sala de aula, a
turma será dividida em grupo, onde serão distribuídos os jogos de acordo com a
escolha de cada um.
8-ABORDAGEM
As
acadêmicas irão se apresentar no dia xx 2013, na Escola Estadual de X, localizada à X, bairro X,
na cidade de Porto Velho/Rondônia. O projeto
será desenvolvido com a participação de 26 alunos do 3º ano C do turno
Vespertino
ESTRATÉGIAS
Aula expositiva, com apresentação
dos jogos e as estratégias que foram utilizadas para a confecção dos jogos.
Jogo da Memória
O jogo da memória é um importante
instrumento de aprendizado já que estimula o raciocínio lógico e a capacidade
de memorização do cérebro. Além disso, com o jogo da memória é possível
estimular a criatividade e a noção das regras desde muito cedo de uma forma
lúdica e divertida.
Materiais
Bandeja de isopor; Cola; Estilete;
Figuras em pares; Tesoura.
Metodologia
Com auxilio de um estilete
recortam-se as bandejas de isopor ou papelão em quadrados. Em seguida, recorte
as figuras em pares, atenta-se para que as figuras sejam recortadas do tamanho
dos quadrados de isopor. Depois colam-se as figuras no isopor.
Dama
O jogo da dama desenvolve
habilidades tendo como destaque: memória, concentração, planejamento e tomadas
de decisões. A dama é considerada um excelente suporte pedagógico para se
trabalhar a disciplinas de Matemática; Artes. Na matemática explora-se
inicialmente o tabuleiro e a movimentação das peças associadas com a geometria
e suas dimensões. A proposta pedagógica de inserir o jogo da dama no processo
de ensino-aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar
decisões em situações que exigem o raciocínio rápido e aprender a respeitar
regras.
Materiais
Caneta hidrográfica; Cartolina; Cola; Papelão;
Pincel; Régua; Tesoura; Tinta guache tampa de garrafa pet.
Metodologia
Cola-se uma cartolina na base de papelão
e desenha-se um tabuleiro quadrado de 64 casas (8x8) que são alternadas em
claras e escuras. Utiliza-se tampa de garrafa pet para movimentara as peças.
Dominó
O dominó tem a finalidade de
expressar os cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão, referentes
aos números inteiros. Durante o jogo os participantes aprendem a fazer calculo
de uma maneira mais rápida, aumentando assim seu raciocínio lógico e suas
habilidades com os cálculos.
Materiais
Caneta hidrográfica; Cola; Papel A4;
Papelão; Tesoura.
Metodologia
Recorta-se 28 peças de papelão em
formato retangular e utiliza-se papel A4 para revestir as mesmas. Cada face
retangular da peça de papelão deverá ser dividida em duas partes quadradas, que
devem ser marcadas por valores numéricos.
Jogo da velha
O Jogo da Velha tem por finalidade a
estimulação do pensamento e raciocínio lógico, desenvolvimento da atenção e
concentração, percepção visual, análise e resolução de problemas.
Materiais
Capa de Cd, tampa de garrafa pet,
palito de picolé ,EVA e cola
Metodologia
Colar EVA na parte interna da capa
do CD e colar os palitos de picolé para desenhar o formato do jogo.
10.
RECURSOS
Humanos:
Professores, e alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Materiais:
isopor; Cola; Estilete; Figuras em pares; Tesoura. Base de compensado; Caneta
hidrográfica; Cartolina; Papelão; Pincel; Régua; Tesoura; Tinta guache, Papel
A4;
11. BIBLIOGRAFIA
BRASIL, PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais): Ensino Fundamental – Bases
Legais, v.1. Brasília:
Ministério da Educação / Secretaria de Educação Média e Tecnológica.1997.
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