"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

( Anísio Teixeira )

24/01/2011

Utilizando o Jornal “Brincando Também se Aprende”

Utilizando o Jornal “Brincando Também se Aprende
ROTEIRO DE ATIVIDADES
AMARELINHA DE JORNAL: Comece a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1. Pule a casa 1 e vá passando todas as outras casas. Seu objetivo será passar por todas as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar ao Céu, onde pisará com os dois pés. De lá, retorne do mesmo jeito, só que, dessa vez, pare antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe para pegar a pedrinha e pule em direção ao início do jogo.
Recomece jogando a pedra na casa 2 e assim por diante, pulando sempre a casa onde está a pedra. Se você errar a mira e a pedrinha cair fora da casa certa, perde a vez. Isso também acontece com quem pisar no inferno, colocar os dois pés no chão nas casas únicas ou na hora de recolher a pedrinha que estiver em casa dupla.
PULA CORDA FEITA DE JORNAL: duas crianças batem a corda e uma pula, sendo que as outras que estão ao redor cantam essa cantiga, suco gelado cabelo arrepiado, qual é a letra da (do) sua (seu) namorada (o) a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v x w y z.
CAÇA AO ALFABETO: Procurar no jornal o alfabeto ao completar recebe um prêmio.
CAÇA DE NOMES PROPRIOS: Procurar no jornal nomes próprios, o grupo que completar a quantia pedida, recebe um prêmio.
TIRO AO ALVO: as crianças produzem bolas de jornal, pegam dez bolas, e tem que acertar cinco para receber um prêmio.
Produção de frases: Com figuras retiradas do jornal, desenhos, artes e artesanatos.
RELATORIO FINAL
O projeto com a utilização de jornal foi desenvolvido de forma lúdica, e problematizadora, que por sinal, teve grande êxito, pois o objetivo foi alcançado, e o nosso publico alvo foi de certa forma grande, já que recebemos na nossa sala 108 crianças, sendo elas com a idade de 02 a 12 anos.
Todas as crianças que recebemos brincaram, produziram algo e receberam algum aprendizado, alem disso receberam uma lembrança simbólica como recompensa das suas produções.
Nosso grupo desenvolveu juntamente com as crianças as brincadeiras de amarelinha, pula corda feita de jornal, caça do alfabeto, produção de frases de uma figura retirada do jornal, caça de nomes próprios, desenhos, tiro ao alvo com bolas de jornal, artes e artesanatos.
Ao início do projeto foi difícil relacionar o jornal com brincadeiras, mas diante de pesquisas, nos contemplamos e aperfeiçoamos várias atividades, para poder levar as crianças o objetivo que o nosso projeto tinha para alcançar, de que brincando também se aprende. Agora após a realização do projeto pode-se afirmar que o aprendizado realmente acontece quando se brinca, pois assim e bem mais fácil, já que a criança fica encantada e aberta para que ocorra o ensino-aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário