"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

( Anísio Teixeira )

07/06/2011

Relatório de Observação

             No dia 21 de maio de 2010, fomos a Escola ..X.., com os alunos do 1º ano B, no horário vespertino das 13h20min ás15h20min, realizar uma observação com o fim de diagnosticar á prática dos professores alfabetizadores, a pedido da professora Rute Alves da Silva Carvalho, para a disciplina de Fundamentos Teórico-Metodológicos de Leitura e Escrita I.
              Ao chegarmos à escola, fomos muito bem recebidas pela equipe Pedagógica, que nos encaminhou para a sala da professora ..X.. ,com o total de 29 alunos presentes. A professora iniciou a aula fazendo perguntas sobre o que os alunos tinham feito pela manhã, as crianças estavam um pouco agitadas, pois todos queriam falar ao mesmo tempo. Após esse momento a professora perguntou, sobre as historias clássicas de contos que eles conheciam, algumas crianças citaram alguns clássicos como, Rapunzel, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho entre outros. As crianças pediram para professora ler uma historinha, então ela decidiu ler um dos livros citados por eles a Bela Adormecida, e quase todos ficaram atentos, exceto alguns que já conheciam a história, após a leitura a professora mostrou as figuras que ilustrava o livro, a mesma ainda nos falou que sempre faz o momento de leitura com seus alunos.
             Em seguida, a professora pediu o caderno, para corrigir a tarefa, que ela tinha passado para casa, a tarefa era a seguinte; a criança tinha que encontrar e colar a figura correspondente ao nome. Após a correção, a professora pediu que eles trocassem de caderno, que ela ia passar um novo conteúdo de matemática, operação de adição: Ex: 5 + 3=; 6+1=; 4+4=; 2+3=. Após passar as, continhas a professora distribuiu entre eles tampinhas de garrafas para aqueles que não conseguiram resolver as mesmas, estimulando-os a raciocinar.   
             Durante essa aula a professora foi liberando os alunos por fila para beber água, pois a sala estava muito quente, apesar de ter cinco ventiladores, a sala estava bem enfeitada, tinha exposto os numerais, cartaz de quantos somos, a árvore com os nomes dos alunos, o ajudante do dia, a sacolinha com as escovas de dente, o alfabeto em letra palito e cursiva, porém, a letra utilizada pela professora é a letra palito, tinha também cartaz do BA BE BI BO BU, que a professora alegou não ser dela, a mesma no disse, que planeja sua aulas, atividades que levam as crianças a refletirem, e que apesar dela, valorizar as hipóteses, ela não separa as crianças, o que ela faz é questionar os mais avançados, a professora utiliza formas alternativas para organizar a sala. A professora ainda nos disse, que o planejamento de suas aulas é feito no período matutino, porém, sempre acompanhado do coordenador pedagógico, que uma vez por semana realiza acompanhamento em sala de aula, ajudando a professora procurar atividades diferenciadas, no entanto, apesar do acompanhamento do coordenador ser uma vez por semana, a professora avalia seus alunos diariamente, pois existem alunos que tem mais dificuldades, essas avaliações são feitas em forma de leituras dirigidas e através do diagnóstico, ela trabalha com questionamento com os mais avançados, para levar a sala toda a evoluir.  Nada mais havendo a relatar encerramos o presente.





Ariquemes/RO 21 de maio de 2010




Ass. _______________________________
                                                                                 Rosenilda Lima Gomes                                                     

      
     Ass. _______________________________
                                                                                  Simone de Araújo Donato Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário