"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

( Anísio Teixeira )

14/12/2011

Intervenção Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos


Projeto de Intervenção Pedagógica na
Educação de Jovens e Adultos

            O presente relatório é uma síntese da observação e aplicação do plano de aula da disciplina prática pedagógica com Jovens e Adultos , realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental X, Com os alunos da EJA, da professora X, com o total de 15 alunos presentes. A escola está localizada no Setor 02, Rua Cardeal, 1778.
            No dia 17 de maio do corrente ano, fomos a escola citada acima para o agendamento de uma observação, cheganndo lá fomos muito bem recebidas, pela cordenadora Maria de Lurdes, que nos explicou como fucionava o atendimento a esses alunos, feito o agendamento retornamos no dia 24 de maio, para a observação.
Chegado o dia voltamos a escola onde a coodernadora nos encaminhou á sala do 1º ano, onde o grupo foi  recebida com alegria pela professora e com curiosidade pelos alunos, a princípio ficaram um pouco timidos, então a professora explicou que eramos estágiaria e que estavamos ali para observar como fuciona uma aula com alunos da Eja, para depois retornamos para aplicar uma aula a eles, só então a professora deu início a aula.
            A classe foi dividida em duas etapas, 1º e 2º etapas, porém, com os dois grupos foram trabalhado interpretação de texto, um diferente do outro, no entanto, os textos eram pequenos e de fácil interpretação, mesmo assim, notamos a dificuldades deles em escrever e interpretar o que estavam escrevendo, a aula foi maravilhosa, eles pediram a nossa ajuda, pediram para que olhassemos o caderno deles, as tarefas que eles ja haviam feito. Foi um dia inesquecível, a aula teve duração até as vinte e uma horas, então nos despedimos da turma e explicamos que retornáriamos no dia 14 de junho, para aplicar uma aula a eles.      
            Chegado o dia, voltamos á escola, para colocarmos em prática o nosso plano de aula, que tinha como objetivo contar uma história de amor, fazendo com que eles associassem a história com suas vidas, contamos através de um livrão confeccionado por nós, onde a história era contada através de desenhos, neste caso era o amor de dois lápis, surpreendendo ainda mais a curiosidade dos mesmos.
            Iniciamos a nossa apresentação, em seguida questionamos aos alunos sobre os tipos de amor, muitos falaram que era o amor de mãe, amor de esposa, amor de pai e filho, amigos entre outros, criamos então, um circulo debate em sala, onde todos davam sua opinião.
            Segundo (Antunes,1999, p. 53)

o circulo debate é uma extraordinária estratégia de sensibilização e concientização quando conduzido por um  professor sereno e tranquilo disposto muito mais ouvir do que falar; ele representará um mediador firme, pronto para tirar a palavra, com doçura dos que são mais expansivos “arrancando” depoimento ou resposta dos mais tímidos.


Nesse sentido, diante do debate ocorrido na sala, o grupo pode observar que a integração e a socialização, realmente acontecem, pois professor tem a chance de conhecer melhor o cotidiano de cada aluno.
Dando seguimento a nossa, os alunos ficaram mais surpreendidos ainda quando falamos que a história que iríamos apresentar era história de dois lápis muito apaixonados, no entanto frisamos que mesmo sendo algo imaginário, a história em sim poderia ser associadas à vida real.   
A cada página da história eram questionados a respeito do que fariam se fossem com eles, desse modo tornamos a aula interativa e participativa.
Ficamos muito felizes com a participação dos alunos, a maioria da sala dividiram suas opiniões, questionaram a respeito das atitudes dos personagens, foi gratificante está experiência na EJA, pois podemos notar o valor que os alunos dessa modalidade têm em busca do aprendizado diante de novos conhecimentos.
Terminada a história, sugerimos como atividade, que a turma criasse um texto como à história que apresentamos a eles, através de desenhos, onde proporciona ao leitor uma interpretação diferenciada. Pois as historias podem ser contadas através de desenhos e não somente através da escrita, pois a dimensão de literatura hoje é muito ampla e importante as histórias proporcionam ao leitor um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Mais diante de alguns acontecimentos, não foi possível a realização dessa atividade, o tempo já não permitia mais, no entanto adoraram a nossa aula, e pediram para voltarmos à escola assim que novas oportunidades forem nos dada para a realização dessa atividade.                                 
REFERÊNCIAS


ANTUNES Celso. Alfabetização emocional: novas estratégias. 8 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário