Projeto de Intervenção Pedagógica na
Educação de Jovens e Adultos
O
presente relatório é uma síntese da observação e aplicação do plano de aula da
disciplina prática pedagógica com Jovens e Adultos , realizada
na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental X, Com os alunos da EJA, da professora X, com o total de 15 alunos
presentes. A escola está localizada no Setor 02,
Rua Cardeal, 1778.
No dia
17 de maio do corrente ano, fomos a escola citada acima para o agendamento de
uma observação, cheganndo lá fomos muito bem recebidas, pela cordenadora Maria
de Lurdes, que nos explicou como fucionava o atendimento a esses alunos, feito
o agendamento retornamos no dia 24 de maio, para a observação.
Chegado o dia voltamos a escola onde
a coodernadora nos encaminhou á sala do 1º ano, onde o grupo foi recebida com alegria pela professora e com
curiosidade pelos alunos, a
princípio ficaram um pouco timidos, então a professora explicou que eramos
estágiaria e que estavamos ali para observar como fuciona uma aula com alunos
da Eja, para depois retornamos para aplicar uma aula a eles, só então a
professora deu início a aula.
A classe
foi dividida em duas etapas, 1º e 2º etapas, porém, com os dois grupos foram
trabalhado interpretação de texto, um diferente do outro, no entanto, os textos
eram pequenos e de fácil interpretação, mesmo assim, notamos a dificuldades
deles em escrever e interpretar o que estavam escrevendo, a aula foi
maravilhosa, eles pediram a nossa ajuda, pediram para que olhassemos o caderno
deles, as tarefas que eles ja haviam feito. Foi um dia inesquecível, a aula
teve duração até as vinte e uma horas, então nos despedimos da turma e
explicamos que retornáriamos no dia 14 de junho, para aplicar uma aula a eles.
Chegado
o dia, voltamos á escola, para colocarmos em prática o nosso plano de aula, que
tinha como objetivo contar uma história de amor, fazendo com que eles
associassem a história com suas vidas, contamos através de um livrão
confeccionado por nós, onde a história era contada através de desenhos, neste
caso era o amor de dois lápis, surpreendendo ainda mais a curiosidade dos
mesmos.
Iniciamos
a nossa apresentação, em seguida questionamos aos alunos sobre os tipos de amor,
muitos falaram que era o amor de mãe, amor de esposa, amor de pai e filho,
amigos entre outros, criamos então, um circulo debate em sala, onde todos davam
sua opinião.
Segundo (Antunes,1999,
p. 53)
o circulo debate é uma extraordinária estratégia de
sensibilização e concientização quando conduzido por um professor sereno e tranquilo disposto muito
mais ouvir do que falar; ele representará um mediador firme, pronto para tirar
a palavra, com doçura dos que são mais expansivos “arrancando” depoimento ou
resposta dos mais tímidos.
Nesse
sentido, diante do debate ocorrido na sala, o grupo pode observar que a
integração e a socialização, realmente acontecem, pois professor tem a chance
de conhecer melhor o cotidiano de cada aluno.
Dando
seguimento a nossa, os alunos ficaram mais surpreendidos ainda quando falamos
que a história que iríamos apresentar era história de dois lápis muito
apaixonados, no entanto frisamos que mesmo sendo algo imaginário, a história em
sim poderia ser associadas à vida real.
A
cada página da história eram questionados a respeito do que fariam se fossem
com eles, desse modo tornamos a aula interativa e participativa.
Ficamos
muito felizes com a participação dos alunos, a maioria da sala dividiram suas
opiniões, questionaram a respeito das atitudes dos personagens, foi
gratificante está experiência na EJA, pois podemos notar o valor que os alunos
dessa modalidade têm em busca do aprendizado diante de novos conhecimentos.
Terminada a história,
sugerimos como atividade, que a turma criasse um texto como à história que
apresentamos a eles, através de desenhos, onde proporciona ao leitor uma
interpretação diferenciada. Pois as historias podem ser contadas através de desenhos
e não somente através da escrita, pois a dimensão de literatura hoje é muito
ampla e importante as histórias proporcionam ao leitor um desenvolvimento
emocional, social e cognitivo indiscutíveis. Mais diante de alguns
acontecimentos, não foi possível a realização dessa atividade, o tempo já não
permitia mais, no entanto adoraram a nossa aula, e pediram para voltarmos à
escola assim que novas oportunidades forem nos dada para a realização dessa
atividade.
REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário