MODELO DE RELATÓRIO
O presente relatório é uma síntese e aplicação do
plano de aula da disciplina de Literatura Infantil da professora X, realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental X, Com os alunos da EJA, da professora Helena, com o total de 15 alunos
presentes. A escola está localizada no Setor 02,
Rua Cardeal, 1778.
A aula
foi realizada no dia quinze de junho do corrente ano. Chegando a escola, a coordenadora da EJA, nos encaminhou á
sala do 1º ano, onde o grupo foi recebida com alegria pela professora e com
curiosidade pelos alunos, a
princípio ficaram um pouco tímidos, então a professora explicou que eramos
estágiarias e que estavamos ali para aplicar uma aula a eles. Que tinha como objetivo contar uma história de
amor, fazendo com que eles associassem a história com suas vidas, contamos
através de um livrão confeccionado por nós, onde a história era contada através
de desenhos, neste caso era o amor de dois lápis, surpreendendo ainda mais a
curiosidade dos mesmos.
Iniciamos
nos apresentando e em seguida questionamos aos alunos sobre os tipos de amor,
muitos falaram que era o amor de mãe, amor de esposa, amor de pai e filho,
amigos entre outros, criamos então, um circulo debate em sala, onde todos davam
sua opnião.
Segundo
(Antunes,1999, p. 53)
o circulo debate é uma extraordinária estratégia de
sensibilização e concientização quando conduzido por um professor sereno e tranquilo disposto muito
mais ouvir do que falar; ele representará um mediador firme, pronto para tirar
a palavra, com doçura dos que são mais expansivos “arrancando” depoimento ou
resposta dos mais tímidos.
Nesse
sentido, diante do debate ocorrido na sala, o gruo pode observar que a
integração e a socialização, realmente acontecem, pois o professor tem a chance
de conhecer melhor o cotidiano de cada aluno.
Dando
seguimento a nossa aula, os alunos ficaram mais surpreendidos ainda quando
falamos que a história que iríamos apresentar era história de dois lápis muito
apaixonados, no entanto frisamos que mesmo sendo algo imaginário, a história em
sim poderia ser associadas à vida real. Pois “a leitura é fonte inesgotável de
assuntos para melhor compreender a si e ao mundo”, (Cagneti, 1986, p.23).
A
cada página da história eram questionados a respeito do que fariam se fossem
com eles, desse modo tornamos a aula interativa e participativa.
Ficamos
muito felizes com a participação dos alunos, a maioria da sala dividiram suas
opiniões, questionaram a respeito das atitudes dos personagens, foi
gratificante está experiência na EJA, pois podemos notar o valor que os alunos
dessa modalidade têm em busca do aprendizado diante de novos conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário