"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

( Anísio Teixeira )

14/12/2011

MODELO DE RELATÓRIO Estágio Ed. Infantil


MODELO DE RELATÓRIO

O presente relatório é uma síntese e aplicação do plano de aula da disciplina de Literatura Infantil da professora X, realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental X, Com os alunos da EJA, da professora Helena, com o total de 15 alunos presentes. A escola está localizada no Setor 02, Rua Cardeal, 1778.
            A aula foi realizada no dia quinze de junho do corrente ano. Chegando a escola, a coordenadora da EJA,  nos encaminhou á sala do 1º ano, onde o grupo foi  recebida com alegria pela professora e com curiosidade pelos alunos, a princípio ficaram um pouco tímidos, então a professora explicou que eramos estágiarias e que estavamos ali para aplicar uma aula a eles.  Que tinha como objetivo contar uma história de amor, fazendo com que eles associassem a história com suas vidas, contamos através de um livrão confeccionado por nós, onde a história era contada através de desenhos, neste caso era o amor de dois lápis, surpreendendo ainda mais a curiosidade dos mesmos.
            Iniciamos nos apresentando e em seguida questionamos aos alunos sobre os tipos de amor, muitos falaram que era o amor de mãe, amor de esposa, amor de pai e filho, amigos entre outros, criamos então, um circulo debate em sala, onde todos davam sua opnião.
            Segundo (Antunes,1999, p. 53)

o circulo debate é uma extraordinária estratégia de sensibilização e concientização quando conduzido por um  professor sereno e tranquilo disposto muito mais ouvir do que falar; ele representará um mediador firme, pronto para tirar a palavra, com doçura dos que são mais expansivos “arrancando” depoimento ou resposta dos mais tímidos.


Nesse sentido, diante do debate ocorrido na sala, o gruo pode observar que a integração e a socialização, realmente acontecem, pois o professor tem a chance de conhecer melhor o cotidiano de cada aluno.
Dando seguimento a nossa aula, os alunos ficaram mais surpreendidos ainda quando falamos que a história que iríamos apresentar era história de dois lápis muito apaixonados, no entanto frisamos que mesmo sendo algo imaginário, a história em sim poderia ser associadas à vida real. Pois “a leitura é fonte inesgotável de assuntos para melhor compreender a si e ao mundo”, (Cagneti, 1986, p.23).    
A cada página da história eram questionados a respeito do que fariam se fossem com eles, desse modo tornamos a aula interativa e participativa.
Ficamos muito felizes com a participação dos alunos, a maioria da sala dividiram suas opiniões, questionaram a respeito das atitudes dos personagens, foi gratificante está experiência na EJA, pois podemos notar o valor que os alunos dessa modalidade têm em busca do aprendizado diante de novos conhecimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário