PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Nº1
1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1 ENTIDADE EXECUTIVA: União de Ensino Superior da Amazônia Ocidental Faculdade Metropolitana- UNNESA.
1.2 AUTOR (A): Simone de Araujo Donato Lucas
1.3 ORIENTADOR (A): X
1.4 Tema: Anjo protetor na sala de aula.
1.5 PÚBLICO-ALVO: Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
1.6 DATAS DE APLICAÇÃO: 02 de maio a 15 de maio
2 JUSTIFICATIVA
Percebe-se, que a desarmonia e a falta de respeito na sala de aula são muito grandes, as salas de aulas estão se tornando cada vez mais, em um campo de batalha, no qual as crianças se agridem entre si, a falta de respeito entre elas são tantas que muitas vezes acabam sobrando até para o professor. As crianças de hoje vivem momentos muito difícil, são crianças que crescem muitas vezes sem o acompanhamento dos pais, a correria do dia a dia é tanta que as crianças estão crescendo a mercê do mundo, onde os valores como, respeito, educação, honestidade entre outros, que deveria fazer parte de nosso cotidiano, infelizmente faz parte do passado.
Nesse sentido, faz-se necessário abordar esse tema, para trabalhar valores que estão se perdendo com o passar dos anos e mostrar como a prática de alguns valores humanos podem ajudar muito na qualidade de vida das pessoas, na medida em que promovem relações saudáveis entre todos.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Levar a criança a perceber como o respeito ao próximo é um ponto básico de valores na vida de todos os seres humanos para se construir como pessoa.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;
- Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;
- Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
- Cultivar os bons hábitos de convivência dentro da família;
- Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
-Tornar as aulas mais dinâmicas
4 METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, que está localizada à Rua Oito de Julho, nº 1730, bairro Castanheira, na cidade de Porto Velho, Rondônia.
O mesmo será trabalhado no mês de maio de 2012, onde, iniciarei as atividades, explicado o propósito e qual o objetivo que se almeja alcançar com tal projeto.
Feito isso, farei o sorteio dos nomes, como se fosse “amigo secreto”, onde cada criança terá que, manter em sigilo o nome do seu protegido até o final do projeto. Eles terão que escrever para o seu protegido, mensagem que levam os mesmos a refletirem sobre suas atitudes e incentivá-los a praticar valores como respeito ao próximo entre outros, tanto na sala de aula como fora dela.
Em seguida, farei uma pequena leitura reflexiva do livro ”Orações Diária para os Pequeninos”, sempre enfatizando situações de crescimento e propondo uma reflexão sobre suas atitudes.
O projeto terá duração de cinco aulas, as dinâmicas acontecerão nos primeiros momentos das minhas aulas de regência, Será feito um cartaz com o carimbo das mãos deles, onde abordarei o assunto sobre as diversidades e as diferenças, com o objetivo de levar a criança a perceber-se como diferente do outro, respeitando a si e aos outros em suas singularidades. Será distribuído, folha branca a todos, onde os mesmos irão escrever as cartinhas secreta para o seu protegido e colocarão as mesmas dentro de uma caixinha que levarei para a sala. Porém, eles só saberão quem os pegou no ultimo dia das aulas da minha regência. Onde serão revelados os nomes e então começaremos um debate para saber se o objetivo do projeto foi alcançado.
5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividades
|
Abr.
|
Maio
|
Maio
| |
Escolher tema
|
X
| |||
Elaborar o projeto
|
X
| |||
Aplicar o projeto
|
X
|
X
| ||
Avaliar os resultados
|
X
|
X
|
6 AVALIAÇÃO
Será feita por meio de observação dos comportamentos dos mesmos, e também através de roda de conversas com a socialização do tema.
REFERÊNCIAS
BRAGA, Márcia Maria Villanacci. Oração diária para os pequeninos. 2 ed. São Paulo: Rideel, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário