1
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1
ENTIDADE EXECUTIVA: União de Ensino Superior da Amazônia
Ocidental Faculdade Metropolitana- UNNESA.
1.2 AUTOR (A):
Simone de Araujo Donato Lucas
1.3 ORIENTADOR (A): X
1.4 Tema: Adição e Subtração
1.5 PÚBLICO-ALVO: Alunos
do 4º ano do Ensino Fundamental
1.6 DATAS DE APLICAÇÃO: 15
de maio 2012
2
JUSTIFICATIVA
A Resolução de Problemas, ao longo da história, vem
contribuindo para o desenvolvimento da Matemática. Sabe-se que a Matemática,
deve ser relacionar ao dia-a-dia do aluno, bem como, utilizar os conceitos
aprendidos em situações práticas. Cabe ressaltar que resolver problemas não
modifica apenas a Matemática, mas também aquele que os resolve, isto é, o
próprio homem. É ampliando os conhecimentos e sabendo utilizá-los que se faz
possível resolver, a cada dia, problemas mais complexos.
Diante disso, muitos alunos encontram dificuldades em
resolver problemas, pois os mesmos não sabem que operação usar e nem os
significados das mesmas, principalmente os das séries iniciais. Por isso, trabalhar o conceito
e suas ideias é fundamental para a compreensão dessas operações.
Nesse
sentindo, desenvolver as atividades através de situações-problemas e utilizar
material concreto auxilia os alunos na visualização de suas ações e na
compreensão do que deve ser feito numericamente. Pois, a matemática
está presente tanto na escola, como no cotidiano do indivíduo, pois a mesma é
utilizada nas mais variáveis situações. Sendo assim, todas as funções das
operações, são indispensáveis na construção das ideias, e no raciocínio lógico
do ser humano.
Nesse sentido, professor
deve oferecer ao aluno a possibilidade de conhecer as várias formas de cálculo
existentes, para que o mesmo escolha a maneira mais adequada para se chegar ao
resultado.
Por esse motivo faz se necessário
trabalhar os conceitos das operações e suas variáveis, pois o objetivo é fazer
com que os alunos compreendam as operações, suas interpretações e seus
significados.
3
OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver
o raciocínio lógico e aprimorar a capacidade de resolver problemas diversos por
meio da interpretação de informações contidas em textos, utilizando
conhecimentos matemáticos prévios.;
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Motivar a socialização e
dinâmica em sala;
- Verificar os conceitos e
funções da subtração;
- Conhecer as dificuldades encontradas nos
alunos das series iniciais, em aprender as funções da subtração.
4
METODOLOGIA
A
aula será realizada através de resolução de problemas, jogos e brincadeiras, na
Escola Estadual de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, que está localizada à
Rua Oito de Julho, nº
1730, bairro Castanheira, na cidade de Porto Velho, Rondônia.
Iniciaremos as atividades, comentando o propósito e explicado
o conceito e as funções das operações que será
trabalhado. Em seguida, será distribuído uma atividade no qual o assunto
é a resolução de problemas. Feito isso, seguiremos para a 2º etapa do projeto.
Essa atividade será realizada fora
da sala de aula, a turma será dividida em duas ou mais equipes formando fila,
um tubo de cola será deixado em frente à fila de cada equipe.
Serão Fixados cartazes na parede, no
meio do trajeto serão deixados, todos misturados, os papéis com as operações e
as respostas.
Cada equipe deverá colar no cartaz
as operações e ao seu lado sua respectiva resposta.
Um participante por equipe deve
pegar a cola, correr até o meio e pegar um papel (uma operação ou uma
resposta), e colar no cartaz, e voltar.
O próximo participante da equipe só
pode sair depois que o anterior já estiver voltado, assim a equipe deve fazer
até colar todas as operações e seus resultados ao lado.
A equipe que terminar em menor tempo e com
todos os resultados certos será a vencedora.
Se a equipe colar todas as operações
e resultados, mas houver algum resultado incorreto, ela deve corrigir o erro
para poder dar como terminada a corrida.
5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividades
|
Fev.
|
Mar.
|
Abr.
|
Maio
|
Escolher tema
|
X
|
|||
Elaborar o projeto
|
X
|
X
|
||
Aplicar o projeto
|
X
|
|||
Avaliar os resultados
|
X
|
6
AVALIAÇÂO
Após a realização das
atividades, será feito a socialização onde os alunos, farão as apresentações das estratégias usadas por cada grupo de alunos tanto
oral, quanto escrito, de como se chegaram aos resultados e se objetivo do
projeto foi alcançado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário