"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

( Anísio Teixeira )

09/07/2012

Projeto de Intervenção pedagógica



1 IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1 ENTIDADE EXECUTIVA: União de Ensino Superior da Amazônia Ocidental Faculdade Metropolitana- UNNESA.
       1.2 AUTOR (A): Simone de Araujo Donato Lucas
       1.3 ORIENTADOR (A): X
       1.4 Tema: Adição e Subtração
       1.5 PÚBLICO-ALVO: Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental
       1.6 DATAS DE APLICAÇÃO: 15 de maio  2012     
2 JUSTIFICATIVA
              A Resolução de Problemas, ao longo da história, vem contribuindo para o desenvolvimento da Matemática. Sabe-se que a Matemática, deve ser relacionar ao dia-a-dia do aluno, bem como, utilizar os conceitos aprendidos em situações práticas. Cabe ressaltar que resolver problemas não modifica apenas a Matemática, mas também aquele que os resolve, isto é, o próprio homem. É ampliando os conhecimentos e sabendo utilizá-los que se faz possível resolver, a cada dia, problemas mais complexos.
              Diante disso, muitos alunos encontram dificuldades em resolver problemas, pois os mesmos não sabem que operação usar e nem os significados das mesmas, principalmente os das séries iniciais. Por isso, trabalhar o conceito e suas ideias é fundamental para a compreensão dessas operações.
              Nesse sentindo, desenvolver as atividades através de situações-problemas e utilizar material concreto auxilia os alunos na visualização de suas ações e na compreensão do que deve ser feito numericamente. Pois, a matemática está presente tanto na escola, como no cotidiano do indivíduo, pois a mesma é utilizada nas mais variáveis situações. Sendo assim, todas as funções das operações, são indispensáveis na construção das ideias, e no raciocínio lógico do ser humano.
Nesse sentido, professor deve oferecer ao aluno a possibilidade de conhecer as várias formas de cálculo existentes, para que o mesmo escolha a maneira mais adequada para se chegar ao resultado. 
Por esse motivo faz se necessário trabalhar os conceitos das operações e suas variáveis, pois o objetivo é fazer com que os alunos compreendam as operações, suas interpretações e seus significados.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver o raciocínio lógico e aprimorar a capacidade de resolver problemas diversos por meio da interpretação de informações contidas em textos, utilizando conhecimentos matemáticos prévios.;

3.2     OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Motivar a socialização e dinâmica em sala;
- Verificar os conceitos e funções da subtração;
- Conhecer as dificuldades encontradas nos alunos das series iniciais, em aprender as funções da subtração.

4 METODOLOGIA
A aula será realizada através de resolução de problemas, jogos e brincadeiras, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, que está localizada à Rua Oito de Julho, nº 1730, bairro Castanheira, na cidade de Porto VelhoRondônia.
Iniciaremos as atividades, comentando o propósito e explicado o conceito e as funções das operações que será trabalhado. Em seguida, será distribuído uma atividade no qual o assunto é a resolução de problemas. Feito isso, seguiremos para a 2º etapa do projeto.
Essa atividade será realizada fora da sala de aula, a turma será dividida em duas ou mais equipes formando fila, um tubo de cola será deixado em frente à fila de cada equipe.
Serão Fixados cartazes na parede, no meio do trajeto serão deixados, todos misturados, os papéis com as operações e as respostas.
Cada equipe deverá colar no cartaz as operações e ao seu lado sua respectiva resposta.
Um participante por equipe deve pegar a cola, correr até o meio e pegar um papel (uma operação ou uma resposta), e colar no cartaz, e voltar.
O próximo participante da equipe só pode sair depois que o anterior já estiver voltado, assim a equipe deve fazer até colar todas as operações e seus resultados ao lado.
 A equipe que terminar em menor tempo e com todos os resultados certos será a vencedora.
Se a equipe colar todas as operações e resultados, mas houver algum resultado incorreto, ela deve corrigir o erro para poder dar como terminada a corrida.

5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividades
Fev.
Mar.
Abr.
Maio
Escolher tema
X



Elaborar o projeto

X
X

Aplicar o projeto



X
Avaliar os resultados



X

6 AVALIAÇÂO

Após a realização das atividades, será feito a socialização onde os alunos, farão as apresentações das estratégias usadas por cada grupo de alunos tanto oral, quanto escrito, de como se chegaram aos resultados e se objetivo do projeto foi alcançado. 

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